Mistérios do Rosário - Dia da Igreja Diocesana

MISTÉRIOS DO TERÇO DO ROSÁRIO

(para preparação do Encontro pela oração)

Vamos rezar os mistérios do Rosário, tendo diante de nós o rosto de Maria, Mãe da Igreja e sua figura mais excelente, que reza por ela, como uma mãe reza por um Filho. Peçamos-lhe pela nossa Diocese, que vai estar reunida a 31 de Maio, dia da Igreja Diocesana, para que seja um grande dia de encontro da família dos filhos de Deus e todos possam sentir-se renovados, pelo Espírito, no Seu amor a Cristo e à Igreja, Sua esposa.
No final do Terço, depois da Salve Rainha, rezar a Oração para o Dia da Igreja Diocesana.


Mistérios Gozosos do Rosário

1º Mistério
A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora
“O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso o que vai nascer será chamado Filho de Deus.” Com o Sim de Maria ao anjo, e com a acção do Espírito Santo, o Filho de Deus assume um corpo de carne como o nosso. Rezemos, pela intercessão de Maria, para que cada um de nós saiba, como ela, deixar-se conduzir pelo Espírito, di­zendo sim à vontade de Deus.

2º Mistério
A Visitação de Maria à sua prima Santa Isabel
Maria cheia do Espírito, inflamada pela caridade, ao saber que sua prima Isabel está grávida, pensa logo em ajudá-la e não olha a dificuldades. Põe-se a cami­nho e vai. O Papa Francisco convida-nos a ser uma Igreja em saída, em visitação dos homens e mulheres que de nós precisam. Rezemos pelas paróquias e co­munidades cristãs, para que dêem testemunho de cari­dade, saindo ao encontro de todos os que sofrem.

3º Mistério
O nascimento de Jesus, pobre, em Belém
Deus quis salvar-nos, aproximando-Se da nossa po­breza e fazendo-Se um de nós. Que, seguindo o exem­plo de Cristo, a Igreja esteja cada vez mais próxima dos homens do nosso tempo, assumindo as suas tris­tezas, alegrias, angústias e esperanças, vivendo e as­sumindo o mesmo destino. Rezemos para que a Igreja, nas paróquias, esteja cada vez mais em saída, para se aproximar de todos os que sofrem e lhes levar a boa nova da salvação.

4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo e a puri­ficação de Nossa Senhora
O Templo era, para o povo judeu, o lugar do encontro com Deus. Mas, com a vinda de Jesus, o verdadeiro templo, deixa de ser uma casa, para ser uma Pessoa, o Filho de Deus. Jesus vive e opera na Sua Igreja. Mas, também em cada cristão, pois pelo baptismo fo­mos enxertados em Cristo e recebemos o dom do Seu Espírito. Rezemos pelo dia da Igreja Diocesana, a 31 de Maio, para que o povo cristão da Diocese peregrine, em unidade, ao encontro de Cristo e dos irmãos.

5º Mistério
A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo
Jesus fica perdido no templo e é reencontrado entre os doutores da lei. À Sua mãe ele responde: “Não sabíeisque devia estar em casa de meu Pai?”. Como se dis­sesse: “Doravante, sempre que não souberdes onde estou, ficai a saber que é junto do Pai que eu estou sempre”. Jesus vive numa íntima e profunda união com o Pai. Peçamos a Deus a graça de também nós viver­mos numa constante união com Jesus e, por Ele, numa constante união com o Pai, fazendo a Sua vontade.


Mistérios Luminosos do Rosário

1º Mistério
Jesus é batizado por João Baptista no rio Jordão
No Baptismo de Jesus a voz do pai fez-se ouvir. “Tu és o Meu Filho muito amado”. O Espírito Santo desceu sobre Ele e inundou-o da sua presença. Cheio do Espí­rito, Jesus partiu e começou a anunciar o Evangelho do Reino. Rezemos para que todos os cristãos da nossa Diocese, possam fazer um renovado encontro pessoal com Cristo e se tornem evangelizadores.

2º Mistério
As bodas de Caná
Maria disse a Jesus que faltava o vinho. Ela sabe que Jesus vai fazer alguma coisa e diz aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Quando fazemos a vontade de Deus vemos maravilhas. Apresentemos a Maria as nossas dificuldades e as da Igreja para que ela as apresente a Jesus. Maria, apresenta a Jesus a nossa falta de vocações para o sacerdócio e que Ele transforme a nossa necessidade em graça abundante.

3º Mistério
O anúncio do Reino e o convite á conversão
O conteúdo da pregação de Jesus é o Reino de Deus. Acolher o Reino é acolhê-lo a Ele e deixar-se transfor­mar por Ele e pelos valores que nos apresenta. É cons­truir a nossa vida na confiança em Deus, na humildade, no amor e no perdão. A visão da Diocese de Coimbra é a formação de comunidades de discípulos que apren­dam a viver o estilo de vida de Jesus e sejam anuncia­dores do Reino. Rezemos pela boa implementação do plano pastoral em todas as paróquias da Diocese.

4º Mistério
A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor
Todos nós precisamos de momentos refrescantes, de oásis na nossa travessia do deserto da vida, no meio das lutas e dificuldades do quotidiano. Jesus levou os discípulos ao Monte Tabor e proporcionou-lhes esse momento inefável. Peçamos, por intercessão de Maria, que a grande assembleia do dia da Igreja Diocesana seja como um dia refrescante, onde subimos ao Tabor para estarmos com Deus e com os irmãos.

5º Mistério
A instituição da Eucaristia
A Eucaristia é o maior dom que Jesus nos deixou, pois é o seu Corpo entregue, que nos alimenta e nos trans­forma e nos faz um só Corpo em Cristo. A Eucaristia constrói e edifica a Igreja. Peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria, um grande amor à Eucaristia e também ao sacerdócio que a ela está ligado. Rezemos pelos os cristãos que faltam à missa ao Domingo, para que descubram a graça da Eucaristia.


Mistérios Dolorosos do Rosário

1º Mistério
A agonia de Jesus no Horto
“Pai, se é possível afasta de mim este cálice mas não se faça a minha vontade mas a tua”, reza Jesus neste momento. Peçamos a Jesus a graça de sermos capa­zes de aderir em tudo à vontade do Pai, pedindo-lhe a sua graça reconfortante no meio do sofrimento.

2º Mistério
A Flagelação do Senhor no Pretório de Pilatos
Jesus diante de Pilatos é acusado mas não se encon­tra motivo de acusação. Que mal fez ele? Pergunta Pilatos, e a resposta é: “Crucifica-o, crucifica-o”. Peça­mos por todos os acusados injustamente e por todos os que são flagelados com o desemprego, a violência, a pobreza extrema e toda a espécie de injustiça.

3º Mistério
A coroação de espinhos
Jesus no céu está coroado de glória e de honra por causa da morte que sofreu. A Sua coroa de espinhos era o troféu que lhe valeu uma coroa eterna. Rezemos por todos os discípulos de Cristo, para que não temam ser incompreendidos, criticados e rejeitados por causa da mensagem de que são portadores.

4º Mistério
A subida de Jesus para o Calvário com a cruz
Jesus disse: “Se alguém quiser ser meu discípulo, re­nuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Hoje, muita gente procura um caminho sem exigências, sem compromisso com o bem e com a verdade. Mas esse não é o Caminho de Jesus. Ele escolheu o caminho da entrega no amor até ao extremo. E foi isso que nos salvou. Peçamos a Jesus a graça de sermos cristãos comprometidos com o mundo, não enjeitando as con­trariedades e os sacrifícios.

5º Mistério
Jesus morre na Cruz
Contemplemos a beleza da Cruz. É a beleza do amor que salva. “Tendo amado os Seus que estavam no mundo amou-os até ao extremo.” Deus amou tanto o mundo que lhe entregou o seu próprio Filho, para que quem n’Ele acreditar não morra mas tenha a vida eter­na.” Virgem Maria, que estiveste como mãe dolorosa junto à cruz do teu Filho, une-nos a ti para compreen­dermos, à luz do teu coração, a profundidade do amor de Deus que ultrapassa toda a compreensão.


Mistérios Gloriosos do Rosário

1º Mistério
A Ressurreição do Senhor
“Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé”, diz S. Paulo. A ressurreição de Jesus é a pedra angular do cristianismo. Assim, devemos constantemente renovar a nossa adesão a Cristo morto e ressuscitado por nós: a sua Páscoa é também a nossa Páscoa, porque em Cristo ressuscitado nos é dada a certeza da nossa res­surreição. Rezemos para que a Igreja saiba testemu­nhar a presença viva de Cristo ressuscitado.

2º Mistério
A Ascensão de Jesus ao Céu
No dia da Ascensão Jesus disse: “Ide por todo o mun­do, fazei discípulos de todos os povos, batizai-os e ensinai-os a cumprir tudo quanto vos mandei.” A Visão pastoral da Diocese diz-se do seguinte modo: “Alicer­çados em Cristo formamos comunidades de discípulos para o anúncio do Evangelho.” Rezemos para que, através dos grupos de catequese de adultos e de ou­tros métodos, muitas pessoas que já se encontraram com Cristo ressuscitado, possam alicerçar-se n’Ele e anunciá-l’O com alegria.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria reunidos no Cenáculo
É com o Fogo do Pentecostes que tudo começa na evangelização. Ele, o Espírito, é o principal agente da evangelização. Rezemos para que o Espírito Santo suscite um novo ardor missionário na nossa Igreja Dio­cesana de Coimbra e que o dia da Igreja Diocesana possa ser uma experiência de renovado Pentecostes.

4º Mistério
A assunção de Nossa Senhora ao Céu
“Como é bela e formosa a Filha de Jerusalém que se levanta como a aurora e resplandece como sol nascen­te!”. Virgem Maria, Jesus é teu Senhor e, ao mesmo tempo, teu Filho. Em ti contemplamos a beleza da Igre­ja purificada pelo Sangue do Cordeiro. Virgem Maria, eleva-nos contigo às realidades do alto. Faz-nos pe­regrinos da cidade santa, para que não construamos aqui, nesta terra, a nossa morada permanente.

5º Mistério
A Coroação de Maria no Céu como Rainha
“O Senhor olhou para a humildade da sua serva”. Vir­gem Maria nossa mãe, nós te escolhemos como nossa Mãe e Rainha, porque te fizeste serva humilde. Pedi­mos-te pela Igreja, de quem és figura e modelo. Que ela te saiba imitar no serviço simples e humilde para que um dia participe contigo da glória, junto de Jesus

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster