Programa do Dia da Igreja Diocesana - 31-05-2015

O Dia da Igreja Diocesana, para o qual o Sr. Bispo nos convoca a todos, decorrerá na Praça Heróis do ultra­mar, em Coimbra, a 31 de Maio, domingo da Santís­sima Trindade.

O acolhimento será feito às 09h30 e o programa terá início às 10h00, com uma pequena oração da manhã. Às 10h30, distribuir-nos-emos por vários workshops, em diversos espaços e salas das escolas que rodeiam a Praça Heróis do ultramar.

Às 12h30, rezaremos, juntos, o Ângelus e depois será o almoço.

Às 14h30, começa um tempo de festa. Haverá música e canto, representações cénicas, danças ar­tísticas, momentos de arte e beleza, participação de crianças, jovens e adultos.

Às 17h00, será o momento culminante do encontro: a celebração da Santíssima Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e concelebrada por todos os padres. Um imenso coral de cerca de 300 vozes, constituído por grupos corais representativos de toda a Diocese, ajudar-nos-á a cantar, com arte e beleza, a glória do Deus Uno e Trino. Esta será a grande Missa deste dia.Algumas poderão não celebrar-se nas paróquias, para que padres e leigos possam participar.

Os Adolescentes em catequese terão o seu programa, da parte da manhã, que está a ser organizado pelo Se­cretariado da catequese.

Os jovens começarão no dia 30, à noite, apoiados pe­los Secretariados da Juventude, da Pastoral Universi­tária e do MCE.

Possa, em cada paróquia um leigo ou um grupo tra­balhar com o pároco na promoção deste encontro, facilitando a todos os que não têm transporte próprio a possibilidade de autocarros que será necessário pro­videnciar.

Rezemos todos pelos bons frutos deste encontro. Para poder ajudar na oração, enviamos aqui uma oração proposta pelo sr Bispo e a meditação dos Mistérios do Rosário. Que Deus se compraza nesta Igreja de Coimbra e nos dê a graça de vivermos, neste dia, um renovado Pentecostes.

P. Jorge Santos (Vigário episcopal para a Pastoral)